SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Characterization of native and modified cassava starches and their use in baked productsValidation and application of an analytical method for determining inorganic nutrients in milled rice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

DELLA LUCIA, Suzana Maria; MINIM, Valéria Paula Rodrigues; SILVA, Carlos Henrique Osório  and  MINIM, Luis Antonio. Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 485-491. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612007000300010.

O efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor foi avaliado, utilizando-se a conjoint analysis. Quatro características, cada uma com dois níveis, foram manipuladas: preço do produto (alto e baixo), cor da embalagem (vermelha e verde), marca (conhecida e desconhecida) e informação sobre orgânicos (com e sem os dizeres "produto isento de agrotóxicos" e "não agride o meio ambiente"). Dezesseis embalagens hipotéticas foram criadas seguindo o delineamento fatorial completo e avaliadas por 144 consumidores, de acordo com a intenção de compra. O modelo clustering segmentation foi utilizado para a análise dos dados. A marca conhecida afetou positivamente a intenção de compra de 93% dos consumidores. Embalagens possuindo preço alto conferiram impacto negativo na intenção de compra de todos os participantes. A cor da embalagem teve pouco impacto na avaliação. As informações adicionais sobre orgânicos afetaram positivamente a intenção de compra de 79% dos participantes, demonstrando que consumidores gostam de encontrar informações sobre o produto descritas na embalagem.

Keywords : consumido; conjoint analysis; embalagem; intenção de compra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese