SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Physical and chemical characteristics of minimally processed strawberries stored under refrigeration and controled atmospheresEffect of UHT (Ultra High Temperature) processing on the physicochemical characteristics of milk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

NASCIMENTO, Luiz Carlos do et al. Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 282-294. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612008000200004.

Há um crescente interesse em tecnologias que melhorem a qualidade dos alimentos, bem como o aspecto segurança alimentar. Após a água, o café é a bebida mais consumida no planeta, existindo uma demanda crescente por tipos especiais em alguns países importadores, como o café despolpado. Este tipo é obtido pela remoção da mucilagem, ao se submeter o café à fermentação, cujo processo varia com o clima e a microbiota associada, entre outros fatores, podendo levar ao detrimento da qualidade do produto e da saúde do consumidor. Assim, faz-se necessário investigar novas tecnologias que possam auxiliar na obtenção de produtos com melhor padronização, qualidade e que ofereçam maior segurança alimentar. O ozônio e o ultra-som são tecnologias usadas em diversas áreas, com grande flexibilidade e resultados promissores na obtenção e no tratamento de uma infinidade de alimentos. São conhecidas as potentes características oxidantes e microbicidas de ambos, mas seus mecanismos ainda não são bem esclarecidos quando utilizados em tecidos vivos. Seus efeitos sobre os vários parâmetros de qualidade devem ser estudados, compreendidos e ajustados, antes de serem utilizados em larga escala na indústria. No presente trabalho, foi aplicado o ozônio ou o ultra-som como tratamentos prévios à fermentação do café, demonstrando sua eficácia na melhoria da segurança alimentar do café despolpado, sem alteração perceptível da qualidade da bebida.

Keywords : café despolpado; ozônio; ultra-som; qualidade; sensorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese