SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Development of functional fresh food adding soy protein isolate and polidextrose using paprika as coloring agentPalm and soybean oils alterations in the discontinued frying of potatoes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

SPRICIGO, Denis Augusto; MATSUMOTO, Suzana Ribeiro; ESPINDOLA, Misael Leopoldo  and  FERRAZ, Sandra Maria. Prevalência, quantificação e resistência a antimicrobianos de sorovares de Salmonella isolados de lingüiça frescal suína. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 779-785. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612008000400003.

A Salmonella sp. é uma das principais causas mundiais de toxinfecção alimentar. Nos últimos anos, as preocupações têm se voltado para a carne e produtos suínos tanto no aspecto de saúde pública como na sua comercialização/exportação. O presente estudo tem como objetivos: 1) verificar a prevalência de sorovares de Salmonella sp. em lingüiças tipo frescal de matéria-prima suína comercializadas em Lages (SC), bem como o seu nível de contaminação; e 2) verificar o perfil de resistência aos antimicrobianos destes isolados. Para tanto, foram coletadas 200 amostras de nove marcas, em diferentes estabelecimentos comerciais. Foram isoladas Salmonella sp. em 27% (54), sendo o sorovar Derby o mais encontrado. Apenas uma amostra apresentou uma concentração de microorganismos maior que 1,100 NMP.g-1, valor normalmente tido como necessário para causar infecção por Salmonella do grupo não-tifóide. Posteriormente, os 60 isolados foram submetidos ao teste de susceptibilidade in vitro, frente a 14 antimicrobianos. Entre esses isolados, 56,67% apresentaram resistência a pelo menos um dos antimicrobianos testados e o perfil de multirresistência foi encontrado em 20%. A prevalência elevada de produtos positivos para Salmonella sp. pode representar um risco ao consumidor, principalmente considerando-se o alto número de isolados resistentes encontrado neste estudo.

Keywords : Salmonella sp.; lingüiça frescal suína; quantificação; resistência antimicrobiana; multirresistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese