SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Effect of the maturation period of grains on the physical and rheological properties of wheatBitterness Unit and iso-alfa-acids contents of some brands of Brazilian and North American beers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

SILVA, Alessandra Eluan da; SILVA, Luiza Helena Meller da  and  PENA, Rosinelson da Silva. Comportamento higroscópico do açaí e cupuaçu em pó. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 895-901. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612008000400020.

Neste trabalho, isotermas de adsorção e dessorção do açaí (Euterpe oleracea Mart.) e do cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum.) em pó foram determinadas experimentalmente com o auxílio de higrômetro AQUAlab3TE da Decagon nas temperaturas de 15, 25 e 35 °C. As curvas obtidas apresentaram um comportamento do tipo III, característico de materiais ricos em carboidratos. Os dados experimentais de adsorção e dessorção dos produtos foram ajustados, por análise de regressão não-linear, usando o aplicativo STATISTICA para Windows 5.1B, aos modelos matemáticos de Handerson, Oswin, GAB e BET-modificado. Os modelos de Oswin e GAB foram os que melhor se ajustaram aos dados experimentais de sorção de umidade para o açaí e cupuaçu em pó, respectivamente. Determinou-se ainda a monocamada para os dois produtos e o calor de dessorção para o açaí em pó.

Keywords : isotermas; sorção; modelagem; monocamada; calor de dessorção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese