SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Nutritional evaluation of shiitake mushroom [(Lentinula edodes (Berk.) Pegler] in function of the strain and type of cultivated eucalyptusDevelopment and acceptability of a low calorie cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) jam author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Abstract

SALGADO, Jocelem Mastrodi; BIN, Camila; MANSI, Débora Niero  and  SOUZA, Adriana. Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 922-928. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612008000400025.

Os fitonutrientes podem ser encontrados em muitas frutas, sendo o abacate o mais rico em beta-sitosterol (fitoesterol) e glutationa. O fitoesterol é uma substância de origem vegetal cuja estrutura é muito similar a do colesterol e seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático. O efeito é exercido sobre os valores de colesterol plasmático total e LDL, sem afetar os níveis de HDL e triglicérides sanguíneos. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do consumo de farinha de abacate variedade Hass nos níveis séricos de colesterol total, HDL, LDL, triglicérides, colesterol hepático e excretado. Estes parâmetros foram investigados em ratos Wistar hipercolesterolêmicos durante 30 e 60 dias de experimento. Ao final de 30 dias, a dieta com 15% de abacate mostrou ser mais efetiva para reduzir os níveis de colesterol total e LDL e aumentar o HDL em comparação ao controle. Foi observado que para o teor de colesterol excretado a melhor dieta foi a de 25% de abacate, pois quanto maior a concentração de abacate, maior a excreção de colesterol. A dieta com 15% e 25% de abacate, foram as que mais influenciaram nos níveis de colesterol hepático.

Keywords : abacate; colesterol; fitoesterol; doenças cardiovasculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese