SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Influência da velocidade de circulação do leite na adesão de Pseudomonas aeruginosa sobre aço inoxidávelConcentração de proteínas em gemas de ovos de poedeiras (Gallus gallus) nos diferentes ciclos de postura e sua interferência na disponibilidade do ferro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Food Science and Technology (Campinas)

versão On-line ISSN 1678-457X

Resumo

WIEST, José Maria; CARVALHO, Heloisa Helena Chaves; AVANCINI, Cesar Augusto Marchionatti  e  GONCALVES, Alexandre da Rocha. Inibição e inativação de Escherichia coli por extratos de plantas com indicativo etnográfico medicinal ou condimentar. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 474-480. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612009000300003.

Determinou-se in vitro a Intensidade de Atividade de Inibição Bacteriana (IINIB) e a Intensidade de Atividade de Inativação Bacteriana (IINAB), através de Testes de Diluição e Suspensão em Sistema de Tubos Múltiplos, de diferentes extratos aquosos ou alcoólicos/hidroalcoólicos de 59 plantas com indicativo etnográfico medicinal ou condimentar acessadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS/BR, frente à Escherichia sp. (ou E. coli ATCC nº 11229 ou E. coli p.16 CPVDF - SAA/RS), em doses-desafio < 108 UFC.mL-1. Trinta plantas apresentaram alguma atividade seletiva antiescherichia coli, enquanto as restantes 29 apresentaram nenhuma atividade. Discute-se a validade da ferramenta etnográfica na prospecção de fatores de proteção antibacteriana em plantas, bem como a influência da inibição/inativação na preditividade do diagnóstico de E. coli.

Palavras-chave : atividade antibacteriana em plantas; inibição bacteriana; inativação bacteriana; atividade antiescherichia coli; etnografia de plantas medicinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português