SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Sensory profile and acceptance of milk chocolate beverageOxidative and sensorial stability of radiated wheat and corn flour author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

LERIN, Lindomar et al. Seleção de microrganismos para oxidação de limoneno. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 399-405. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612010000200017.

O limoneno é um monoterpeno obtido em grandes quantidades a partir de óleos essenciais, podendo ser utilizado como matéria-prima na síntese de flavours e compostos para química fina. Várias rotas para a degradação microbiológica do limoneno fazendo uso da monoxigenase dependente do citocromo P450 têm sido propostas. Neste trabalho, são apresentados dados obtidos no screening fermentativo de microrganismos visando verificar suas habilidades em realizar a conversão desejada. Em paralelo, a técnica do PCR foi também utilizada visando selecionar microrganismos que apresentam o gene limC, responsável pela conversão de carveol a carvona. Os microrganismos selecionados por PCR não foram capazes de bioconverter o limoneno. A partir dos resultados obtidos pode-se supor que estas cepas não possuem o gene que codifica a enzima responsável pela etapa de transformação do limoneno a carveol. Os resultados obtidos no screening fermentativo mostraram que 4 microrganismos foram capazes de bioconverter o limoneno. Além disso, o resultado da amplificação mostrou a presença de fragmentos de 800 pb, esperados para o gene limC. Desta forma, os resultados obtidos na bioconversão e avaliação do gene limC gene não permitiram obter uma correlação, mostrando que as cepas testadas não possuem todas as enzimas responsáveis pelas etapas de conversão do limoneno a carvona.

Keywords : CDH (dehidrogenase dependente do carveol); carveol; carvona; PCR; screening.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English