SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Microbial profile of a kefir sample preparations: grains in natura and lyophilized and fermented suspensionDesign of automatic control system for the precipitation of bromelain from the extract of pineapple wastes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

BURIN, Vívian Maria et al. Cor, conteúdo fenólico e atividade antioxidante de sucos de uva. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 1027-1032. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612010000400030.

As práticas vitícolas mostram crescimento econômico no Estado de Santa Catarina, com produção de uvas que são utilizadas para produzir vinhos e sucos. As uvas são ricas em compostos fenólicos e têm chamado a atenção não somente devido ao importante papel no desenvolvimento de produtos derivados de uvas, mas também por seu potencial efeito benéfico para a saúde. O objetivo deste trabalho foi avaliar sucos de uva comercial, orgânico e artesanal produzidos no Estado de Santa Catarina. Os sucos de uvas foram analisados quanto ao conteúdo de polifenol total, coloração e atividade antioxidante. Os sucos comerciais tiveram os maiores valores médios de antocianinas monoméricas totais e de polifenóis totais. Foi obtida ótima correlação (R = 0,9566) entre a atividade antioxidante e o conteúdo de polifenóis totais nos sucos comerciais. A Análise de Componentes Principais (ACP) mostrou haver forte correlação entre a cor vermelha e as antocianinas monoméricas totais. No entanto, entre as antocianinas monoméricas e as poliméricas ocorreu correlação negativa.

Keywords : antocianinas; compostos fenólicos; Vitis labrusca.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English