SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Influência do extrato de marcela (achyrocline satureioides) na oxidação lipídica de salamesCaracterização macroscópica e físico-química de bolo isento de açúcar, com fibra e sem glúten a base de farinha mista de semente de abóbora (Cucurbita maxima, L.) e amido de milho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Food Science and Technology (Campinas)

versão impressa ISSN 0101-2061

Resumo

MARTINS, Rodrigo Prado; NAKAZATO, Luciano; DUTRA, Valéria  e  LEITE, Domingos da Silva. Pesquisa de genes de virulência em Escherichia coli isolada de queijo ralado. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2011, vol.31, n.1, pp. 106-108. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000100014.

Este trabalho teve como objetivo verificar a presença de genes de virulência em linhagens de Escherichia coli isoladas de queijo ralado comercializado em feiras livres de Cuiabá-MT. Quarenta amostras desse alimento foram submetidas a provas microbiológicas, sendo 22 (55%) positivas para E. coli. Em seguida, 64 isolados de E. coli provenientes das amostras positivas foram testados, por meio da reação da polimerase em cadeia (PCR), para a presença dos genes que codificam os seguintes fatores de virulência: stx1e stx2 (verotoxina tipo 1 e 2), eae (intimina), lt1 (toxina termolábil tipo 1), st1 (toxina termoestável tipo 1), cnf1 e cnf2 (fator de necrose citotóxico tipo 1 e 2) e cdtB (toxina citoletal distensora). Todos os isolados analisados foram negativos para os genes vt1, vt2, eae, lt1, st1, cnf1, cdtB e cinco (7,81%) foram positivos para o gene cnf2. Observou-se uma baixa prevalência de E. coli portadora de fatores de virulência associados à patogênese da diarréia. Entretanto, a presença de linhagens produtoras de CNF-2 e a possibilidade de ocorrência e dispersão de outros fatores de virulência não pesquisados neste estudo apontam para o risco vinculado ao consumo de queijo ralado de origem informal.

Palavras-chave : Escherichia coli; genes de virulência; queijo ralado; Cuiabá - MT.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês