SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Chemical and sensory characteristics of pulp and peel 'cajá-manga' (Spondias cytherea Sonn.) jellyDetermination of pectin methylesterase activity in commercial pectinases and study of the inactivation kinetics through two potentiometric procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

SILVA, Adriane da et al. Avaliação de parâmetros de processo na produção de empanados de peixe em escala industrial. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2011, vol.31, n.2, pp. 406-411. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000200019.

Este trabalho teve como objetivo o uso da metodologia de planejamento de experimentos para avaliação dos efeitos de parâmetros de processo na produção de empanados de peixe em escala industrial. Os efeitos destes parâmetros nas características físico-químicas e microbiológicas do produto final foram avaliados através de um planejamento completo 24. As variáveis independentes estudadas foram temperaturas do filé e da polpa, temperatura da gordura e da água adicionadas na formulação do produto, bem como razão entre tempo de extração da proteína e tempo de emulsão. As análises físico-químicas mostraram que maiores temperaturas de adição de polpa e filé de peixe resultaram em uma menor concentração de proteína no produto final. As análises microbiológicas realizadas resultaram em contagens de Staphylococcus coagulase positiva, totais e termotolerantes de acordo com a legislação vigente.

Keywords : empanados de peixe; planejamento de experimentos; parâmetros de processo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English