SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Chemical pattern of brazilian apples: a chemometric approach based on the Fuji and Gala varietiesVolatile compounds from organic and conventional passion fruit (Passiflora edulis F. Flavicarpa) pulp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

SPOTO, Marta Helena Fillet; LEAO, Marcelo Machado  and  BRITO, José Otávio Otávio. Influência do termotratamento da madeira no aroma de uma solução-modelo de cachaça. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2011, vol.31, n.2, pp. 427-429. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000200022.

As bebidas alcoólicas são, geralmente, envelhecidas em tonéis de madeira fabricados a partir de espécies do gênero Quercus sp. Devido ao alto custo de aquisição e necessidade de importação, existe demanda por alternativas de uso de outras espécies nativas e da incorporação de novas tecnologias que aumentem a competitividade da cachaça brasileira. Sabe-se que, com a aplicação de termotratamento, vários compostos são alterados, desenvolvem-se aromas, altera-se a coloração e as bebidas adquirem gostos mais agradáveis. Este trabalho mostra a diferença significativa entre soluções-modelo hidroalcoólicas de cachaça, envelhecidas em diferentes espécies de madeira, em suas formas termotratadas e não termotratadas, avaliadas em relação a seu aroma. O teste de aceitação aplicado verificou as soluções preferidas pelos provadores, nas condições determinadas do teste.

Keywords : amburana; aroma; cachaça; bálsamo; carvalho; envelhecimento da cachaça; termotratamento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English