SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Lipase and esterase: to what extent can this classification be applied accurately?Toxigenic potential of Aspergillus flavus tested in different culture conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

CLEMENTE, Edmar et al. Aplicação de modelos matemáticos na predição de isotermas de adsorção de preparado sólido para refresco em pó de manga. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2011, vol.31, n.3, pp. 614-622. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000300010.

Os preparados sólidos para refresco já estão perfeitamente integrados ao dia a dia do consumidor brasileiro, em função da sua facilidade de preparo, rendimento e do preço de mercado, bastante inferior, se comparado às bebidas prontas para o consumo, o que o torna mais acessível economicamente, principalmente para as populações de baixa renda. Dentro deste contexto, neste trabalho, objetivou-se avaliar à composição físico-química, mineral e o comportamento higroscópico de quatro diferentes marcas de preparado sólido para refresco sabor manga. As isotermas de adsorção foram construídas através do ajuste de dados experimentais aos modelos matemáticos de BET, GAB, Oswim e Henderson. Os resultados físico-químicos da avaliação mostram que os preparados sólidos para refrescos são fontes consideráveis de ácido ascórbico e açúcar redutor e no que se refere à composição mineral são fontes importantes de cálcio, sódio e potássio. Foi também observado que os preparados sólidos das quatro marcas estudadas são produtos muito higroscópicos.

Keywords : adsorção; isotermas; modelos matemáticos; pós alimentícios; refrescos; manga.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English