SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Type of dietary lipids and storing time on egg stabilitySensory evaluation of "dulce de leche" with coffee and whey using different affective data analysis methods índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Food Science and Technology (Campinas)

versión impresa ISSN 0101-2061

Resumen

RODRIGUES, Luciana et al. Efeito do genótipo, do sistema de terminação e do sexo, sobre as características físico-químicas da carne de cabritos. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 992-997. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000400027.

Foram utilizados 78 cabritos de ambos os sexos e de cinco genótipos: raça Alpina, ½ Boer + ½ Alpina, ¾ Boer + ¼ Alpina, ½ Anglo-nubiana + ½ Alpina e tricross (½ Anglo-nubiana + ¼ Boer + ¼ Alpina), com peso médio inicial de 14,1 ± 2,5 kg. Objetivou-se avaliar os efeitos do genótipo, do sistema de terminação e do sexo sobre as características físico-químicas da carne. Os sistemas de terminação foram constituídos: ST1 - cabrito + mãe em pasto e ST2 - cabrito desmamado confinado. Os cabritos do ST1 foram mantidos em piquetes formados com Panicum maximum cv. Tanzânia e os do ST2 receberam dieta completa com 16% PB e 73% NDT. Os valores de pH, a* (teor de vermelho), Perda de Peso ao Cozimento (PPC) e porcentagem de Extrato Etéreo (EE) foram influenciados pelo genótipo. Os teores de vermelho (a*) e L* (luminosidade), PPC e porcentagens de umidade, proteína, EE e cinzas foram influenciados pelo sistema de terminação. O músculo longissimus dorsidos animais ½ BA apresentou as melhores características físico-químicas. Se a preferência do consumidor for por uma carne mais macia e com maior teor de gordura, as fêmeas são mais indicadas.

Palabras llave : composição centesimal; caprinos; qualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés