SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Antioxidant and fatty acid profile of gabiroba seed (Campomanesisa Xanthocarpa Berg)Assessment of fructooligosaccharides production from sucrose in aqueous and aqueous-organic systems using immobilized inulinase from Kluyveromyces marxianus NRRL Y-7571 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

FARINAZZI-MACHADO, Flávia Maria Vasques et al. Consumo de barras de cereais com quinoa (Chenopodium quinoa W.) para reduzir fatores de risco de doenças cardiovasculares. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 239-244.  Epub Apr 12, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000040.

A quinoa é considerada um pseudocereal com proteínas de alto valor biológico, carboidratos de baixo índice glicêmico, fitosteróis e ácidos graxos ômega 3 e 6. O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da quinoa no perfil bioquímico e antropométrico e pressão arterial em humanos, parâmetros dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Vinte e dois estudantes com 18 a 45 anos de idade foram tratados diariamente, por 30 dias, com quinoa sob a forma de barra de cereal. As amostras de sangue foram coletadas antes e após os 30 dias do tratamento para determinar o perfil glicêmico e bioquímico do grupo. Os resultados mostraram efeitos positivos do uso da quinoa já que se observou redução significativa nos valores de colesterol total, triglicerídeos e LDL-c. Conclui-se que o uso da quinoa na alimentação pode ser considerado benéfico na prevenção e tratamento de fatores de risco de doenças cardiovasculares que estão entre a principais causas de morte no mundo globalizado, embora sejam necessários mais estudos para comprovação dos benefícios observados.

Keywords : quinoa; doenças cardiovasculares; barra de cereal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English