SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Effects of peeling methods on the quality of cubiu fruitsInfluence of passion fruit albedo, citric acid, and the pulp/sugar ratio on the quality of banana preserves author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

MACHADO, Francisca Ligia de Castro; COSTA, José Maria Correia  and  BATISTA, Emanuele Nogueira. Aplicação de cera de carnaúba mantém a qualidade pós-colheita do tangor 'Ortanique'. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 261-268.  Epub May 08, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000048.

Este trabalho objetivou determinar as mudanças na qualidade do tangor 'Ortanique' após recobrimento com cera à base de carnaúba Aruá tropical® ou 'Star Light®'. As condições de armazenamento assemelharam-se às condições de comercialização (22 ±2 °C, 60 ±5% RH). As avaliações não destrutivas, perda de massa, cor da casca e análise sensorial, foram realizadas logo após os recobrimentos e a cada três dias por quinze dias, enquanto as avaliações destrutivas, teor de umidade da casca, clorofila da casca, rendimento do suco, sólidos solúveis (SS), pH, acidez titulável (AT) e SS/AT, foram realizadas logo após os recobrimentos e a cada quatro dias por dezesseis dias. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas, com 3 repetições (avaliações destrutivas) ou dez repetições (avaliações não destrutivas). O recobrimento com cera de carnaúba, especialmente Aruá Tropical, foi efetivo na conservação da qualidade visual através da redução da perda de massa e desidratação e retenção da cor verde. O teor de água da casca, clorofila da casca e rendimento do suco decresceram a taxas menores nos frutos recobertos. A força de penetração, SS, AT, pH e relação SS/AT apresentaram pouquíssima variação durante o armazenamento. A análise sensorial mostrou que a aplicação de Aruá tropical proporcionou seis dias a mais para a comercialização dos frutos.

Keywords : Citrus sinensis (L.) Osbeck x Citrus reticulata Blanco; perda de umidade; qualidade visual; qualidade interna.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English