SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Influence of passion fruit albedo, citric acid, and the pulp/sugar ratio on the quality of banana preservesSaline distribution during multicomponent salting in pre-cooked quail eggs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

MOOZ, Edinéia Dotti et al. Caracterização física e química da polpa de diferentes variedades de abacate visando o potencial para extração de óleo. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 274-280.  Epub May 10, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000055.

O objetivo deste estudo foi avaliar as características físico-químicas da polpa de abacate de quatro diferentes variedades (Avocado, Guatemala, Dicson e Manteiga), visando identificar qual possui maior potencial para extração de óleo. A polpa de abacate fresca foi caracterizada através da determinação dos teores de umidade, proteína, lipídios, cinzas, carboidratos e valor energético. Os teores de carotenoides e clorofila foram determinados através do método de extração com solvente orgânico. Os resultados mostram diferenças significativas na composição dos frutos, quando se confrontam as variedades. No entanto, a característica marcante em todas as variedades é o alto teor de lipídios, sendo as variedades Avocado e Dicson mais indicadas para a extração de óleo, levando-se em conta os teores de lipídios nas polpas e as menores porcentagens de umidade. Além disso, pode-se dizer que a variedade Dicson é aquela que sofre maior influência dos parâmetros analisados sobre a sua qualidade global. A clorofila e os carotenoides, pigmentos lipossolúveis, mostraram correlação negativa em relação aos lipídios, podendo esta estar associada a sua função no fruto. As variedades de abacate Avocado e Dicson são alternativas para extração de óleo, apresentando grande potencial comercial a ser explorado, podendo-se evitar dessa forma o desperdício e aumentar a renda dos produtores.

Keywords : Persea Americana; valor nutricional; carotenoides; clorofila.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English