SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Effects of heat treatment and storage temperature on the use of açaí drink by nutraceutical and beverage industriesCharacterization of maturity and quality of Brazilian apirenic grapes in the São Francisco river Valley author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

SCHNETTLER, Berta; MIRANDA, Horacio; SEPULVEDA, José  and  DENEGRI, Marianela. Preferências dos consumidores aos alimentos geneticamente modificados de origem animal e vegetal no Chile. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 15-25.  Epub Mar 06, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000025.

Com base no debate gerado pelos alimentos geneticamente modificados (GM), tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, a partir do uso da conjoint analysis, o objetivo foi avaliar a importância dos fatores determinantes na preferência de alimentos GM pelos consumidores das cidades de Temuco e Talca, zona Centro-Sul do Chile, e a existência de diferentes segmentos de mercado, mediante uma enquete a 800 pessoas. Utilizando conjoint analysis, se determinou, em geral, que a existência de modificação genética foi mais importante que a marca e o preço na decisão de compra de ambos os alimentos. Mediante análise cluster, se distinguiram três segmentos, o mais numeroso (51,4%) deu leve maior importância à marca e preferiu leite e molho de tomate geneticamente modificado. O segundo grupo (41,0%) deu maior importância à existência de manipulação genética e mostrou preferência por ambos os alimentos sem manipulação genética. O segmento minoritário (7,6%) valorou em maior medida o preço e preferiu leite e molho de tomate sem manipulação genética. Os três segmentos rejeitam o produto com marca própria e preferem pagar o menor preço em ambos os alimentos. Os resultados são discutidos em relação a estudos realizados em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Keywords : alimentos geneticamente modificados; leite; molho de tomates; análise conjunto; análise cluster.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English