SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Effect of process variables on the osmotic dehydration of star-fruit slicesEffect of storage and processing of Brazilian flaxseed on lipid and lignan contents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Abstract

ANSORENA, María Roberta et al. Avaliação da qualidade da alface durante o armazenamento em baixa umidade relativa usando o Índice Global da Estabilidade. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2012, vol.32, n.2, pp. 366-373.  Epub Apr 17, 2012. ISSN 0101-2061.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612012005000043.

Durante a pós-colheita a alface é exposta a condições adversas (baixa umidade relativa) que reduzem a qualidade do vegetal. A fim de avaliar sua vida útil, um grande número de índices de qualidade tem que ser analisado, requerendo um cuidadoso delineamento experimental e um longo consumo de tempo. Neste trabalho, o método modificado do Índice Global da Estabilidade foi aplicado para estimar a qualidade da alface manteiga a uma baixa umidade relativa durante o armazenamento diferenciando três zonas (interna, média e externa). Os resultados indicaram que, para a zona externa, os índices mais relevantes foram o conteúdo da umidade relativa, conteúdo da água, ácido ascórbico e a contagem total de micro-organismos mesófilos. Para a zona média, foram conteúdo da umidade relativa, conteúdo da água, clorofila total, ácido ascórbico e, para a interna, conteúdo da umidade relativa, água ligada, conteúdo da água e a contagem total de micro-organismos mesófilos. Foi proposto um modelo matemático entre o Índice Global da Estabilidade e qualidade visual geral para cada zona da alface. Ademais, foi aplicada a distribuição de Weibull para estimar o tempo da vida útil do vegetal, o qual foi: 5, 4 e 3 dias para as zonas interna, média e externa, respectivamente. Quando foi estudado o efeito do tempo de armazenamento para cada zona da alface, todos os índices avaliados na zona externa mostraram diferenças significativas (p < 0,05). Para as zonas interna e média, todos os índices medidos, com exceção do conteúdo da água e do total de clorofila, mostraram diferenças significativas (p < 0,05).

Keywords : alface; índices de qualidade; vida útil; modelo matemático; distribuição de Weibull.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English