SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Estudo prospectivo observacional sobre a incidência de injúria renal aguda em unidade de terapia intensiva de um hospital universitárioDiálise peritoneal (DP) como tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) em pacientes com doença renal crônica estágio IV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal Brasileiro de Nefrologia

versão impressa ISSN 0101-2800

Resumo

SANTOS, Marcos Vinícius Ribeiro dos; NOVAES, Magdala de Araújo; COELHO, Sandra Teresa de Souza Neiva  e  BARBOSA JUNIOR, Severino de Souza. Tecnologia da informação em nefrologia. J. Bras. Nefrol. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 212-219. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-28002009000300007.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre as aplicações da tecnologia da informação em Nefrologia. Caracterizamos as aplicações em bancos de dados, as iniciativas mais voltadas ao ensino e alguns exemplos de sistemas de apoio à decisão. Por fim, apresentamos as experiências de Telemedicina em Nefrologia nitidamente voltadas ao suporte prestado à assistência dialítica a distância. Enfatizamos que a telessaúde pode ajudar na criação de um modelo assistencial descentralizado, voltado à prevenção, centrado na atenção básica como forma de combater a epidemia mundial de Doença Renal Crônica (DRC).

Palavras-chave : apoio à decisão; informática médica; nefrologia; telessaúde; telemedicina; diálise; atenção primária; doença renal crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português