SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The long-term use of enalapril and hydrochlorothiazide in two novel mutations patients with Dent's disease type 1Preeclampsia (marker of chronic kidney disease): from genesis to future risks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Nefrologia

Print version ISSN 0101-2800

Abstract

REIS, Geisilaine Soares dos et al. Aplicação da biologia molecular na abordagem da síndrome de Bartter: relato de caso. J. Bras. Nefrol. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 82-86. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-28002012000100014.

O presente trabalho teve como objetivo mostrar a utilidade da biologia molecular para o diagnóstico da síndrome de Bartter (SB) por meio do relato de caso de duas irmãs e propor um algoritmo para abordagem molecular dessa síndrome. Os dois casos relatados apresentaram prematuridade, gestação complicada com poli-hidrâmnio e baixo peso ao nascer. Durante o primeiro ano de vida, as crianças apresentaram poliúria, polidipsia e atraso no crescimento, o que levou à investigação de doenças tubulares renais e erros inatos do metabolismo. Os exames laboratoriais sugeriram SB, mas a confirmação diagnóstica só foi obtida pela detecção de mutação em homozigose no exon 5 do gene KCNJ1, resultando em substituição do aminoácido alanina por valina no códon 214 (A214V) nas duas fitas de DNA nas duas irmãs e de mutação em heterozigose em seus pais. O diagnóstico de certeza da SB muitas vezes é difícil de ser obtido. Dessa forma, por meio dos casos relatados, mostrou-se a utilidade de métodos moleculares para o diagnóstico de certeza da SB, e foi proposto um algoritmo para a utilização racional dessas técnicas.

Keywords : Biologia Molecular; Erros Inatos do Transporte Tubular Renal; Síndrome de Bartter.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese