SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Renal glycosuria: report of two casesPosttransplant chronic anemia: parvovirus B19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal Brasileiro de Nefrologia

Print version ISSN 0101-2800

Abstract

SANTOS, Luanda T. M. et al. Letramento em saúde: importância da avaliação em nefrologia. J. Bras. Nefrol. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp. 293-302. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20120014.

Letramento em Saúde (LS) ou habilidade de leitura e numeramento que permite ao indivíduo transitar no ambiente de saúde, é um tema relativamente novo e que vem ganhando espaço nas agendas de pesquisa e política de saúde, particularmente nos países desenvolvidos. Onde estudado, o LS inadequado associa-se com cuidados de saúde de pior qualidade e maior custo. Mesmo assim, a maioria dos médicos não conseguem identificar o problema e não têm preparo para lidar com o paciente que apresenta LS inadequado. Na presente revisão, os autores discutem aspectos importantes do LS, tais como a sua epidemiologia, associações com desfechos clínicos, avaliação, determinantes e oportunidades de intervenções, particularmente na nefrologia. Por ser comum e associar-se com desfechos clínicos indesejáveis, o LS inadequado deveria ser regularmente avaliado nos pacientes com doença renal.

Keywords : educação em saúde; falência renal crônica; mecanismos de avaliação da assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese