SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Prevalence of anxiety and depression and its comorbidities in patients with chronic kidney disease on hemodialysis and peritoneal dialysisRisk assessment score in pre-kidney transplantation: methodology and the socioeconomic characteristics importance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Nephrology

Print version ISSN 0101-2800

Abstract

COSTA, Joelma Maria  and  NOGUEIRA, Lidya Tolstenko. Associação entre trabalho, renda e qualidade de vida de receptores de transplante renal no município de Teresina, PI, Brasil. J. Bras. Nefrol. [online]. 2014, vol.36, n.3, pp.332-338. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20140048.

Introdução:

Avaliar qualidade de vida de receptores de transplante renal tem sido uma maneira de determinar o impacto do transplante no cuidado de saúde e no tratamento subsequente de caráter crônico.

Objetivo:

Analisar a associação entre renda, trabalho e qualidade de vida de pessoas submetidas a transplante renal.

Métodos:

A amostra foi composta por 147 pessoas, com média de 74,3 meses de realização do transplante. Na coleta de dados, foram utilizados: instrumento de avaliação socioeconômica e o questionário Medical Outcome Study 36 - Item Short - Form Health Survey, validado no Brasil. Realizou-se análise bivariada por meio do teste U de Mann-Whitney.

Resultados:

A média da qualidade de vida relacionada à saúde para o componente físico foi 63,8 (DP = 29,4), e para o componente mental, 65,6 (DP = 29,2). A análise bivariada mostrou que o exercício da atividade laboral e renda familiar superior a três salários mínimos associaram-se significativamente com uma melhor qualidade de vida.

Conclusão:

A atividade laboral é significativa para os receptores de transplante renal, e atenção especial deve ser dada pela equipe multiprofissional na busca de estratégias que favoreçam e incentivem sua manutenção e reinserção no mercado de trabalho.

Keywords : qualidade de vida; renda; trabalho; transplante de rim.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )