Acessibilidade / Reportar erro

Infecção pelo virus da hepatite C diminui a resposta vacinal para o vírus da hepatite B em uma população em diálise?

Resumo

Introdução:

A vacinação é a medida mais efetiva na prevenção da transmissão do vírus da hepatite B (HBV). O portador de doença renal crônica (DRC) em diálise apresenta maior risco de se contaminar com este vírus e não tem a mesma resposta vacinal quando comparada com indivíduos sem uremia.

Objetivos:

Avaliar os resultados da vacina para o HBV e identificar fatores associados à resposta, em portadores de DRC em hemodiálise.

Metodologia:

Foram avaliados indivíduos com HBsAg e anti-HBc negativos, que estavam sob hemodiálise em duas unidades de São Luís, Maranhão e que haviam sido submetidos ao esquema completo de vacinação para o HBV. Foram distribuídos em dois grupos: anti-HBs < 10mUI/mL e anti-HBs ≥ 10mUI/mL e comparados quanto à idade, gênero, presença de diabetes mellitus (DM), tempo em diálise e status do anti-HCV. Análise de regressão logística foi realizada para identificar fatores independentemente associados à resposta vacinal. Anti-HBs ≥ 10mUI/mL(OR = 5.239 IC:1.279-21.459, p = 0.021)

Conclusões:

A taxa de resposta vacinal ao HBV em portadores de DRC em diálise foi de 70% e a ausência do anti-HCV foi associada à soroconversão do anti-HBs, sugerindo que a infecção pelo vírus da hepatite C pode ser um fator que diminui a resposta da vacina para o HBV em indivíduos portadores de DRC em diálise.

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com