SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4APOL1 risk variants and kidney disease: what we know so farA physiology-based approach to a patient with hyperkalemic renal tubular acidosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Nephrology

Print version ISSN 0101-2800On-line version ISSN 2175-8239

Abstract

OBREGON, José Miguel Viscarra  and  ANJOS, Marcio Fabri dos. O Nefrologista entre o poder e a vulnerabilidade em tempos tecnológicos. J. Bras. Nefrol. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.403-409.  Epub Apr 24, 2018. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4685-jbn-2018-0011.

A vulnerabilidade do paciente é sempre foco de maior atenção quando se analisa a relação médico-paciente. Pouca ênfase é dirigida à vulnerabilidade do nefrologista em relação à própria prática profissional, frequentemente afetada pelas profundas transformações culturais decorrentes do desenvolvimento tecnológico. A atividade da Nefrologia é embasada na pesquisa e na instrumentalização dos procedimentos, ambos permeados pela tecnologia. Além disso, os relacionamentos com instituições são regidos por regras mercadológicas. Dados recentes constatam a escassez de novos nefrologistas, fato que mobiliza a proposta de melhorar a capacitação técnica de novos nefrologistas, favorecendo o estabelecimento da Nefrologia Intervencionista e o implemento durante a graduação médica de ferramentas que aumentem a atratividade por tal especialidade. A Bioética lança um olhar diferente sobre essa questão, pois considera aspectos subjetivos relacionados ao profissional e ao seu entorno social com o intuito de potencializar sua autonomia ética. Essa proposição pode ser considerada durante a graduação e a especialização para o reconhecimento da sua condição de vulnerabilidade e da importância de uma atitude reflexiva que levaria a perceber as incidências cotidianas que agem sobre a moral do nefrologista, para ser possível enfrentar adequadamente os riscos baseado em parâmetros bioéticos.

Keywords : Ética profissional; Vulnerabilidade em saúde; Bioética; Conflito de interesses.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )