SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Long term follow up of biomarkers of podocyte damage and renal function in patients with and without preeclampsiaSalvage of thrombosed arteriovenous fistulae of patients on hemodialysis: report on the experience of a Brazilian center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Nephrology

Print version ISSN 0101-2800On-line version ISSN 2175-8239

Abstract

ALMODOVAR, Adriana Aparecida Buzzo et al. Efetividade do programa de monitoramento da qualidade da água tratada para diálise no estado de São Paulo. J. Bras. Nefrol. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.344-350.  Epub Aug 02, 2018. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-8239-jbn-2018-0026.

Introdução:

A Insuficiência Renal Crônica caracteriza-se como uma doença que afeta as funções dos rins, podendo causar a falência irreversível dos órgãos ao longo do tempo. Dentre os principais fatores que podem causar a doença, destacam-se a hipertensão arterial e o diabetes mellitus. O número de pacientes com esse quadro clínico - que precisam submeter-se a procedimentos de tratamentos renais substitutivos, como a hemodiálise - vem aumentando no país.

Materiais e métodos:

No estado de São Paulo, uma ação conjunta entre o Instituto Adolfo Lutz, o Centro de Vigilância Sanitária e Grupos de Vigilância Sanitária vem promovendo, desde 2007, o Programa Estadual de Monitoramento de Água Tratada para Diálise para avaliar a qualidade química e microbiológica da água utilizada em tratamentos dialíticos, em atendimento à legislação vigente.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo avaliar o Programa de Monitoramento desenvolvido entre 2010 a 2016, como ferramenta para tomadas de ações corretivas quando resultados insatisfatórios foram observados.

Resultados:

O nível de resultados satisfatórios no período variou de 85,8% a 98,0%, indicando aumento de adequação dos Serviços de Diálise na produção de água com qualidade necessária à preservação da saúde dos pacientes.

Conclusão:

Os resultados indicaram que o delineamento adotado no programa estadual de monitoramento, com novas colheitas após tomadas de ações conjuntas entre os órgãos do Sistema de Vigilância Sanitária e as equipes dos Serviços de Diálise do estado, apresenta alta efetividade.

Keywords : Diálise Renal; Controle da Qualidade da Água; Monitoramento da Água; Desenvolvimento de Programas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )