SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Bone biopsy in nephrology practiceAPOL1 risk variants and kidney disease: what we know so far author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Nephrology

Print version ISSN 0101-2800On-line version ISSN 2175-8239

Abstract

OLIVEIRA, Camila Marques  and  DOMINGUETI, Caroline Pereira. Emprego do peptídeo C na atenuação dos desfechos da doença renal do diabetes: uma revisão sistemática e meta-análise. J. Bras. Nefrol. [online]. 2018, vol.40, n.4, pp.375-387.  Epub Aug 13, 2018. ISSN 0101-2800.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-8239-jbn-2017-0027.

Introdução:

Estudos pré-clínicos demonstraram que o peptídeo C pode contribuir para a terapia da doença renal do diabetes (DRD). Esta revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo avaliar a utilidade do peptídeo C na atenuação dos desfechos da DRD.

Métodos:

Foram utilizadas as bases de dados PubMed, Web of Science e Scielo, e definidos como critérios de elegilibilidade ensaios clínicos e pré-clínicos in vivo, redigidos em inglês, português ou espanhol, que avaliaram a utilidade do peptídeo C na atenuação dos desfechos da DRD.

Resultados:

Doze artigos foram incluídos nesta revisão: onze ensaios pré-clínicos e um ensaio clínico. No ensaio clínico, os pacientes com DRD que receberam peptídeo C apresentaram menor albuminúria do que os do grupo controle, contudo não houve diferença significativa em relação à taxa de filtração glomerular. Os principais parâmetros avaliados pelos estudos pré-clínicos foram taxa de filtração glomerular (seis estudos) e albuminúria (cinco estudos), dos quais três encontraram menor hiperfiltração e três verificaram menor albuminúria no grupo que recebeu peptídeo C. A meta-análise demonstrou que os animais que receberam peptídeo C apresentaram menor volume glomerular e menor excreção urinária de potássio em comparação com aqueles que não o receberam.

Conclusão:

Os resultados dos estudos incluídos nesta revisão sistemática foram divergentes. Contudo, a meta-análise demonstrou que a administração do peptídeo C em animais resultou em menor volume glomerular e menor excreção urinária de potássio.

Keywords : Peptídeo C; Nefropatias Diabéticas; Diabetes Mellitus.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )