Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da musicoterapia na qualidade de vida e nos sintomas de depressão de pacientes em hemodiálise

RESUMO

Introdução:

Fontes de estresse representadas pela doença renal crônica (DRC) podem gerar estados de depressão, interferindo diretamente na qualidade de vida (QV) dos pacientes em hemodiálise (HD). Poucos são os relatos e estudos de intervenção terapêutica visando minimizar os sintomas depressivos nesses pacientes, com maior escassez de trabalhos utilizando a musicoterapia.

Objetivo:

O presente estudo avaliou o efeito da musicoterapia na QV e nos sintomas depressivos em pacientes em HD.

Método:

Estudo de intervenção musicoterapêutica, no qual 23 pacientes foram avaliados quanto à QV e sintomas de depressão em duas fases distintas: pré e pós-intervenção. Foram realizadas duas sessões em grupo por semana, com duração de 75 minutos, em um período de quatro semanas. A intervenção foi realizada por um musicoterapeuta, que utilizou técnicas específicas da musicoterapia, além da voz e do violão para conduzir apoio rítmico e harmônico na produção sonoro-musical dos grupos.

Resultados:

Os pacientes apresentaram redução significativa dos sintomas de depressão (p<0,001) e melhores resultados na QV, com diferenças estatísticas significantes nas dimensões: capacidade funcional (p=0,011), dor (p=0,036), estado geral de saúde (p=0,01), vitalidade (p=0,004), saúde mental (p=0,012), lista de sintomas e problemas (p=0,01) e saúde global (p=0,01).

Conclusões:

A intervenção com musicoterapia constitui-se opção efetiva no tratamento e prevenção de sintomas depressivos e na melhora da QV de pacientes em HD.

Palavras-chave:
Musicoterapia; Diálise Renal; Qualidade de Vida; Depressão

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com