Acessibilidade / Reportar erro

Hiponatremia em pacientes idosos com fratura proximal de fêmur por fragilidade: um estudo transversal

RESUMO

Introdução:

Fratura de fêmur proximal tem impacto na mortalidade e morbidade de idosos. Estudos recentes vêm demonstrando associação entre fratura por fragilidade e hiponatremia, um distúrbio hidroeletrolítico comum na prática médica.

Objetivos:

Investigar a ocorrência de hiponatremia em pacientes com fratura proximal de fêmur por fragilidade.

Metodologia:

Foram coletados dados a partir de prontuários de pacientes admitidos na emergência do Real Hospital Português devido à fratura proximal de fêmur por fragilidade, entre 2014 e 2017, e aqueles com natremia disponível no prontuário eletrônico foram incluídos no estudo.

Resultado:

Dentre os 69 pacientes com fratura de fêmur proximal, houve uma ocorrência de 14 pacientes com hiponatremia, o que corresponde a 20,3%. Os principais fatores associados à hiponatremia no estudo foram doença pulmonar, uso de amiodarona e antidepressivos.

Conclusão:

Em idosos, a fratura de fêmur proximal por fragilidade pode estar correlacionada com hiponatremia, principalmente quando estão sob uso de amiodarona ou antidepressivos.

Palavras-chave:
Hiponatremia; Fraturas Ósseas; Fêmur; Idoso

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com