SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Análise numérica dos eletroforegramas de gliadinas de cultivares de triticaleInfluência do tamanho na germinação e no vigor de sementes de milheto (Pennisetum americanum (L.) Leeke) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

CARDOZO, Tassel Mirapalhete; SCHUCH, Luís Osmar Braga  e  ROSENTHAL, Mariane D'Avila. Efeito do retardamento da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de aveia-branca (Avena sativa L.). Rev. bras. sementes [online]. 2002, vol.24, n.1, pp. 331-338. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222002000100045.

Com o objetivo de avaliar o efeito do atraso da colheita na qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de aveia-branca (Avena sativa L.), foi instalado um experimento no Centro Agropecuário da Palma CAP/UFPel, no ano agrícola 1999/2000. Utilizou-se uma combinação fatorial de quatro cultivares (CTC 5, UPF 18, UFRGS 15 e UFRGS 19) e sete épocas de colheita, em delineamento experimental blocos completos casualizados, com três repetições. As colheitas iniciaram quando as panículas estavam com a umidade em torno de 30% (maturação fisiológica) e as demais colheitas a intervalos regulares de sete dias. Avaliou-se os teores de umidade, rendimento de sementes, percentagem de germinação, teste de envelhecimento acelerado, primeira contagem do teste de envelhecimento acelerado, índice de velocidade de germinação, peso de mil sementes, teor de proteína e rendimento industrial, em cada época de colheita. A umidade das sementes decresceu acentuadamente até 14 dias após a maturação fisiológica, em todas as cultivares. O retardamento da colheita ocasionou uma redução do rendimento de sementes de 30kg/ha por dia de atraso, a partir da maturação fisiológica. Não se verificou efeito do retardamento da colheita na percentagem de germinação, índice de velocidade de emergência, peso de mil sementes, rendi-mento industrial e teor de proteína. O vigor das sementes de aveia-branca, medido pelos testes de envelhecimento acelerado e de primeira contagem, diminui a medida que a colheita foi atrasada.

Palavras-chave : aveia-branca; Avena sativa; época de colheita; maturação fisiológica; qualidade de sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português