SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Action of gibberellic acid (GA3) on dormancy and activity of alpha-amylase in rice seedsTemperature and availability of oxygen in flooded rice seedling growth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CUSTODIO, Ceci Castilho; MACHADO NETO, Nelson Barbosa; ITO  and  VIVAN, Márcia Regina. Efeito da submersão em água de sementes de feijão na germinação e no vigor. Rev. bras. sementes [online]. 2002, vol.24, n.2, pp. 49-54. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222002000100009.

Este trabalho foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente - SP, com o objetivo de avaliar os efeitos causados pelo alagamento na germinação e no vigor de sementes de feijão. As sementes foram submetidas aos tratamentos de alagamento por períodos de 0, 8, 16, 24, 32, 40 e 48 horas a 25ºC. Durante os tratamentos foram realizadas as avaliações de grau de umidade inicial e final, e após os mesmos, teste de germinação e avaliação do comprimento de hipocótilo e de raiz, peso seco da parte aérea e raiz. Os resultados mostraram que a germinação e o vigor das sementes decresceram com o alagamento, havendo decréscimo médio de 55 pontos percentuais na germinação, com 8 horas de alagamento. Ocorreu diferenciação de lotes através da germinação com sementes que passaram por períodos de alagamento iguais ou superiores a 8 horas. O número de sementes mortas e a inibição ao desenvolvimento de raiz e hipocótilo foram crescentes com o aumento do período de submersão. Desta forma, concluiu-se que o alagamento, por 8 horas, pode causar prejuízos irreversíveis ao estabelecimento da cultura do feijoeiro, bem como, se empregado em laboratório, pode ser um bom indicativo para diferenciação de níveis de qualidade fisiológica em sementes de feijão.

Keywords : alagamento; sementes; Phaseolus vulgaris L.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese