SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Germination and morphology of Hyptis cana Pohl. (Lamiaceae) seeds and seedlingsInfluence of fruit type, specific seed weight and storage on the physiological quality of papaya seeds of the formosa group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

FANTINATTI, Jussara Bertho; USBERTI, Roberto  and  BROD, Fernando Pedro Reis. Isotermas de sorção de sementes de Eucaliptus grandis e Pinus taeda. Rev. bras. sementes [online]. 2005, vol.27, n.2, pp. 06-11. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222005000200002.

As sementes florestais devem ser armazenadas adequadamente, a fim de reduzir ao mínimo o processo de deterioração. É possível estabelecer uma relação entre o teor de água livre na semente e sua conservação, expresso pela atividade de água, através da relação entre a pressão de vapor de água em equilíbrio sobre a semente e a pressão de vapor de água pura, à mesma temperatura. Uma isoterma é uma curva que descreve, em uma umidade específica, a relação de equilíbrio de uma quantidade de água sorvida por componentes da semente e a pressão de vapor ou umidade relativa, a uma temperatura específica. O objetivo deste trabalho foi estudar as isotermas de sorção para sementes de Eucalyptus grandis e Pinus taeda, que são espécies florestais de interesse econômico. Os graus de umidade das sementes foram ajustados, antes do armazenamento, usando-se dessecadores com sílica gel ou através de reidratação sobre água. Para o controle da quantidade de água removida ou absorvida, as subamostras foram pesadas periodicamente, sendo o processo encerrado ao ser atingido o peso correspondente ao grau de umidade final desejado para cada tratamento. Foram realizadas determinações de umidade e de atividade de água e utilizados diferentes modelos de equações empíricas que correlacionam dados experimentais das isotermas de sorção em materiais biológicos. O melhor ajuste das isotermas de sorção foi alcançado pelos modelos de três parâmetros de Langmuir e de quatro parâmetros de Peleg para sementes de E. grandis e de P. taeda, respectivamente.

Keywords : espécies florestais; atividade de água; conservação; grau de umidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese