SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Priming temperature effects on viability and vigor of Pterogyne nitens Tull seedsEffect of irrigation, clipping dates and nitrogen rates on seed yield of pearl-millet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

KIKUTI, Ana Lúcia Pereira; MENTEN, José Otávio Machado; MORAES, Maria Heloísa Duarte  and  OLIVEIRA, Silvia Regina Silva de. Interferência da assepsia em sementes de pimentão submetidas ao teste de envelhecimento acelerado. Rev. bras. sementes [online]. 2005, vol.27, n.2, pp. 44-49. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222005000200007.

O objetivo desse trabalho foi avaliar a incidência de fungos e a interferência da assepsia em sementes de pimentão submetidas à incubação para o teste de envelhecimento acelerado (tradicional e com solução salina). Foram utilizadas amostras de cinco lotes de sementes de pimentão, cv. Magali R, submetidas ou não à assepsia com NaOCl 1% por três minutos, incubadas ou não a 41ºC por 72 horas em solução saturada de NaCl ou água. As avaliações foram realizadas por meio dos testes de germinação e de sanidade (papel de filtro com congelamento). As porcentagens dos fungos Aspergillus spp., Rhizopus sp. e Cladosporium sp., após a incubação para o teste de envelhecimento tradicional, foram muito superiores às da avaliação realizada antes da incubação, o que não ocorreu quando foi utilizada solução salina. A assepsia, quando realizada antes da incubação das sementes para o teste de envelhecimento acelerado, é eficiente para diminuir a incidência de Aspergillus spp. O uso de solução saturada de NaCl, em substituição à água, no teste de envelhecimento acelerado inibe o crescimento de Aspergillus spp., Rhizopus spp. e Cladosporium sp.

Keywords : Capsicum annuum; vigor; sanidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese