SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Efeito da irrigação, épocas de corte da forragem e doses de nitrogênio sobre o rendimento de sementes de milhetoCaracterização morfolóica de frutos e sementes de cataia (Drimys brasiliensis Miers. - Winteraceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

ABREU, Daniela Cleide Azevedo de; KUNIYOSHI, Yoshiko Saito; NOGUEIRA, Antonio Carlos  e  MEDEIROS, Antonio Carlos de Souza. Caracterização morfológica de frutos, sementes e germinação de Allophylus edulis (St.-Hil.) Radlk. (Sapindaceae). Rev. bras. sementes [online]. 2005, vol.27, n.2, pp. 59-66. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222005000200009.

Os objetivos deste trabalho foram caracterizar morfologicamente as estruturas externa e interna dos frutos e das sementes, além de descrever e ilustrar a morfologia externa da plântula de Allophylus edulis (St.-Hil.) Radlk.. Para a descrição dos frutos foram observados detalhes externos e internos do pericarpo, referentes à textura, consistência, cor, pilosidade, brilho, forma, número de sementes por fruto e deiscência. Para as sementes foram analisadas as seguintes variáveis externas: dimensões, cor, textura, consistência, forma e posição do hilo e da micrópila. Para as características internas, verificou-se presença ou ausência de endosperma, o tipo, a forma, a cor, a posição dos cotilédones, o eixo-hipocótilo-radícula e plúmula. A germinação foi considerada desde a emissão da radícula até a emissão dos protófilos e a plântula foi considerada estabelecida quando os protófilos já estavam totalmente expandidos. Os frutos de Allophylus edulis são do tipo coca, globosa, indeiscentes e monospérmicos. As sementes são ovóides, sem endosperma e o embrião ocupa toda a semente, mais ou menos encurvado e levemente comprimido. A germinação das sementes tem início ao oitavo dia e pode ser encerrada no décimo quinto dia, após a semeadura.

Palavras-chave : espécie florestal; morfologia interna e externa; plântula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português