SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Stationary drying of wheat seeds using petroleum liquified gasFree radical-scavenging enzymes an lea proteins associated to maize seed tolerance to high drying temperature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

GODOI, Simone  and  TAKAKI, Massanori. Efeito da temperatura e a participação do fitocromo no controle da germinação de sementes de embaúba. Rev. bras. sementes [online]. 2005, vol.27, n.2, pp. 87-90. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222005000200013.

A embaúba é considerada uma espécie pioneira que ocorre na mata Atlântica, principalmente em borda da mata ou em matas secundárias. O presente trabalho teve como objetivo a análise da influência da temperatura e do modo de ação da luz através de curva de fluência resposta, para a melhor compreensão do comportamento das sementes desta espécie. Através de incubações isotérmicas foi determinada que a temperatura ótima de germinação de sementes de Cecropia glaziovi, situa-se entre 25 e 30ºC e a saturação da indução da germinação com luz branca mediada pelo fitocromo ocorreu com 1W.m-2. Embora as sementes de embaúba necessitem de luz de alta razão de V:VE para a indução do processo, a germinação ocorreu em fluência baixa de luz branca, indicando alta sensibilidade dessas sementes ao ambiente aberto, como borda de matas e pequenas clareiras. Estas características indicam a participação do fitocromo B no controle da germinação de sementes nesta espécie.

Keywords : Cecropia glaziovi; luz; semente florestal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese