SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Growth and maturation of urucum fruits seedsHealth quality and germination of Pterogyne nitens seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

MACHADO NETO, Nelson Barbosa; CUSTODIO, Ceci Castilho; COSTA, Paulo Roberto  and  DONA, Fernando Lucas. Deficiência hídrica induzida por diferentes agentes osmóticos na germinação e vigor de sementes de feijão. Rev. bras. sementes [online]. 2006, vol.28, n.1, pp. 142-148. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222006000100020.

As condições que as sementes encontram no solo para a germinação nem sempre são favoráveis. O potencial osmótico de algumas soluções pode apresentar valores mais negativos do que aquele apresentado pelas células do embrião, dificultando, assim, a absorção da água necessária para a germinação. A diminuição da germinação de sementes submetidas ao estresse hídrico é atribuída à redução das atividades enzimáticas. O objetivo deste trabalho foi verificar a potencialidade de soluções osmóticas de Manitol, CaCl2, KCl e NaCl nos potenciais de zero; -0,6; -1,2 e -1,8MPa como simuladores de deficiência hídrica de sementes de feijão, cv. 'IAC-Carioca-80SH', foram avaliados quanto à germinação, primeira contagem de germinação, classificação de vigor, comprimento de parte aérea e de raiz primária, bem como as massas secas de parte aérea e raiz primária das plântulas. As soluções osmóticas de manitol e CaCl2, na concentração de -0,6MPa, não produziram diferenças estatísticas na maioria dos resultados analisados, podendo ser usadas como simuladores de deficiência hídrica; as soluções de KCl e NaCl, além de funcionarem como reguladores osmóticos, manifestaram toxidez às sementes de feijão, não sendo recomendadas, portanto, como simuladores de deficiência hídrica.

Keywords : Phaseolus vulgaris; qualidade fisiológica; estresse hídrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese