SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Maturation of sweet-corn seeds: Super Sweet groupIndividual behavior of rice plants from different physiological quality seeds in rice populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

KRZYZANOWSKI, Francisco Carlos; WEST, Sherlie Hill  and  FRANCA NETO, José de Barros. Secagem de sementes de soja com ar à temperatura ambiente e baixa umidade relativa. Rev. bras. sementes [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 77-83. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222006000200010.

Em condições tropicais e subtropicais, a semente de soja [Glycine max (L.) Merrill] é colhida antecipadamente para reduzir os efeitos da deterioração por umidade em nível de campo. Nessa situação, a semente de soja deve ser colhida quando o seu grau de umidade está na faixa de 16 a 20%. A secagem cuidadosa da semente após a colheita antecipada é requerida e é uma etapa importante da manutenção da sua qualidade fisiológica. Secadores tradicionais utilizam fluxo de ar ambiente aquecido através da massa de sementes sem desumidificação. O período de secagem é longo porque o sistema tradicional de secagem é ineficiente e a alta temperatura aumenta o risco de dano térmico à semente. Nova tecnologia, identificada como "heat pipe technology" (HPT), está disponível e tem a característica única de remover a umidade do ar antes dele ser passado através da massa de sementes na mesma temperatura ambiente. Dois estudos foram conduzidos para avaliar o desempenho do sistema "HPT" para secar a semente de soja. No primeiro, as sementes foram secadas de 17,5% para 11,1% em duas horas e vinte e nove minutos e, no segundo, as sementes foram secadas de 22,6% para 11,9% em 16 horas e 32 minutos. O processo de secagem "HPT" não causou redução na qualidade fisiológica da semente, avaliada pelos testes de germinação, de tetrazólio-viabilidade, de envelhecimento acelerado e de classificação do vigor da plântula. O único parâmetro que indicou pequena redução na qualidade da semente foi o tetrazólio vigor, no segundo estudo. Concluiu-se que o sistema "HPT" é uma tecnologia promissora para a secagem da semente de soja, principalmente quando eficiência e manutenção da qualidade fisiológica são requeridas.

Keywords : Glycine max; qualidade; vigor; germinação; condicionamento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English