SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Evaluation of wheat seed vigor by the accelerated aging and cold testsPre-hydration in soybean seeds and efficiency of the electrical conductivity test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

TEIXEIRA, Everton Felix; CICERO, Silvio Moure  and  DOURADO NETO, Durval. Análise de imagens digitais de plântulas para avaliação do vigor de sementes de milho. Rev. bras. sementes [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 159-167. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222006000200022.

A análise de imagens digitais tem grande potencial de uso na determinação do vigor de sementes. Associada ao teste de crescimento de plântulas, essa técnica possibilita a análise dimensional de imagens com rapidez e precisão. O resultado é a extensão total de cada plântula via quantificação computadorizada do comprimento de suas partes constituintes. Assim, o objetivo do trabalho foi estudar o vigor de lotes de sementes de milho, por meio do teste de crescimento de plântulas, utilizando-se a análise de imagens. Plântulas de milho (genótipo AG122) foram retiradas do germinador ao quarto dia de desenvolvimento e ordenadas sobre uma folha de poliéster transparente na superfície de um "scanner" para a captação das imagens. Desenvolveu-se uma rotina de processamento no programa "Scil-Image" para a análise das imagens digitais obtidas das plântulas. Houve medição computadorizada da extensão total, com a soma do comprimento do coleóptilo ao comprimento da maior raiz da plântula e, também ao tamanho de todo sistema radicular. As plântulas foram mensuradas manualmente, visando a comparação com o método em estudo. Com os resultados verificou-se que a técnica digital possibilita a associação dos dados obtidos no processamento a eventuais diferenças de vigor existentes em lotes de sementes de milho, de maneira similar a outros métodos destinados à avaliação do vigor de sementes da referida espécie.

Keywords : imagem digital; processamento de imagens; semente; sistema radicular; teste de vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese