SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Physiological consequences of desiccation in Euterpe oleracea Mart. seedsLevel of natural fungus infection related to the quality of peanut seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

TOLEDO, Mariana Zampar; CAVARIANI, Cláudio; NAKAGAWA, João  and  ALVES, Elza. Efeitos do ambiente de armazenamento na qualidade de sementes de sorgo-sudão. Rev. bras. sementes [online]. 2007, vol.29, n.2, pp. 44-52. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222007000200007.

O trabalho objetivou avaliar efeitos do ambiente de armazenamento na qualidade de sementes de sorgo-sudão (Sorghum sudanense (Piper) Stapf) de diferentes procedências. Cinco lotes de diferentes origens foram armazenados por nove meses, acondicionados em sacos de papel unifoliado, em quatro condições ambientais: ambiente natural de laboratório (sem controle de umidade relativa e temperatura); 30 a 40% de umidade relativa e sem controle de temperatura (simulada através de câmara seca); 10 a 15% de umidade relativa e 5 a 7ºC de temperatura (simulada através de um refrigerador Frost Free); 40 a 50% de umidade relativa e -20ºC de temperatura (simulada através de freezer). As avaliações laboratoriais, realizadas em intervalos trimestrais, foram: teor de água, massa de mil sementes, germinação, crescimento de plântulas, massa seca de plântulas, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, emergência em campo e índice de velocidade de emergência. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, num esquema fatorial 4 x 5, e comparação de médias pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A origem das sementes, relacionada à qualidade das mesmas, mostrou-se como o principal fator a influenciar a conservação. Os ambientes refrigerador e freezer, seguidos da câmara seca, mostraram-se adequadas à conservação de sementes de sorgo-sudão. A capacidade de conservação de sementes dessa espécie relaciona-se com a sua qualidade inicial dependente da sua origem.

Keywords : Sorghum sudanense; vigor; germinação; condições de armazenamento; origens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese