SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Structural differences between soybean seeds coat with contrasting permeabilityQuality of soybean seeds produced with different doses of molybdenum and cobalt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CAVARIANI, Cláudio et al. Velocidade de hidratação em função de características do tegumento de sementes de soja de diferentes cultivares e localidades. Rev. bras. sementes [online]. 2009, vol.31, n.1, pp. 30-39. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222009000100004.

A velocidade de hidratação de sementes de soja pode ser afetada pela permeabilidade do tegumento devido a variações de espessura e composição. O objetivo no presente trabalho foi avaliar a relação entre a velocidade de hidratação e a espessura e o teor de lignina do tegumento de sementes de soja de diferentes cultivares e locais de produção. Sementes de soja de diferentes cultivares e localidades de produção, caracterizadas inicialmente quanto ao teor de água, massa de cem sementes, dano mecânico, germinação e condutividade elétrica, foram avaliadas quanto à velocidade de hidratação, ao teor de lignina do tegumento e às espessuras da camada paliçádica, hipoderme, parênquima lacunoso e total deste tecido de cobertura. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado e as médias foram comparadas pelo teste Tukey (P<0,05) e pelo teste de correlação linear simples (r). A velocidade de hidratação foi avaliada em esquema fatorial 4 x 8 (cultivar x tempo de hidratação), para cada localidade de produção, ajustando-se curvas de respostas. Concluiu-se que a velocidade de hidratação de sementes de soja é afetada pela cultivar e local de produção e que se relaciona significativamente com a espessura do parênquima lacunoso.

Keywords : Glycine max; teor de lignina; espessura do tegumento; absorção de água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese