SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Physiological quality and storability of carambola seedsChanges in the activities of alpha-galactosidase and polygalacturonase enzymes and carbohydrate reserves during germination of Schizolobium parahyba (vell.) Blake seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

FRANCO, Francisco De Assis et al. Pré-esfriamento para superação da dormência de sementes de trigo colhidas na época da maturidade. Rev. bras. sementes [online]. 2009, vol.31, n.2, pp. 245-252. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222009000200029.

O melhoramento genético de trigo tem gerado número expressivo de cultivares que diferem quanto ao potencial de germinação de sementes ainda presas à espiga. Para avaliar essas diferenças, foi conduzida pesquisa com sementes colhidas em dois locais, Palotina e Cascavel, Estado do Paraná, incluindo doze cultivares em delineamento blocos casualizados, com quatro repetições. As sementes foram colhidas na época da maturidade fisiológica, sendo uma das amostras submetida a pré-esfriamento para superação da dormência e a outra representou a testemunha não tratada. As sementes que não germinaram foram submetidas ao teste de tetrazólio para confirmar a ocorrência de dormência. Os resultados foram submetidos a análise da variância e à posterior determinação da significância da diferença entre médias. A análise dos resultados permitiu verificar que, nas duas localidades, os percentuais de germinação de sementes de 'Frontana' e de 'IAPAR 53', foram extremamente baixos, indicando a existência de maior número de sementes dormentes. O método de superação de dormência para amostras provenientes de Palotina não foi eficiente para permitir a completa germinação das sementes. Por outro lado, o resfriamento de amostras colhidas em Cascavel permitiu a germinação das sementes de todas as cultivares. A manifestação da dormência, detectada em 'Frontana' e em 'IAPAR 53', é considerada eficiente para impedir a germinação indesejável das sementes ainda presas à espiga, na época da maturidade fisiológica.

Keywords : Triticum aestivum; fisiologia de semente; germinação; tetrazólio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese