SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Effects of osmoconditioning on the germination and vigor of sorghum seeds with different physiological qualitiesPerformance during storage of cucumber seeds under different methods of drying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

SCHEEREN, Bruno Ricardo; PESKE, Silmar Teichert; SCHUCH, Luis Osmar Braga  and  BARROS, Antonio Carlos Albuquerque. Qualidade fisiológica e produtividade de sementes de soja. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 35-41. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000300004.

A soja constitui, atualmente, assunto de intensa atividade de pesquisa dirigida para a obtenção de informações que possibilitem aumentos de produtividade. Nesse contexto, a utilização de sementes de alta qualidade constitui-se em uma ferramenta de extrema importância para o agricultor. Com o objetivo de avaliar o efeito do vigor na produtividade da soja, seis lotes de sementes, três de alto e três de baixo vigor foram semeados, utilizando-se três densidades de semeadura, determinadas pela germinação do termo de conformidade, mais um fator de correção de 15% e pelo resultado da emergência no campo. A população de plantas após a emergência não foi alterada com desbaste, buscando assim, reproduzir as condições de campo que o agricultor enfrenta com a semeadura de sementes de qualidade variável. Avaliou-se durante o ciclo de desenvolvimento das plantas, o estande inicial, altura de plantas aos 21 e 75 dias após a semeadura, número de vagens e de sementes por planta e o peso de mil sementes e produção por área. Os resultados obtidos mostram que: a produtividade por área dos lotes de alto vigor pode ser 9% superior aos de baixo vigor; as plantas provenientes de sementes de alto vigor apresentam maior altura aos 21 dias após a semeadura.

Keywords : Glycine max (L.) Merril; estande; produção; germinação; vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese