SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Desempenho durante o armazenamento de sementes de pepino submetidas a diferentes métodos de secagemDesempenho fisiológico de sementes de algodoeiro tratadas com tiametoxam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

REGO, Suelen Santos; NOGUEIRA, Antonio Carlos; KUNIYOSHI, Yoshiko Saito  e  SANTOS, Álvaro Figueredo Dos. Caracterização morfológica do fruto, da semente e do desenvolvimento da plântula de Blepharocalyx salicifolius (H.B.K.) Berg. e Myrceugenia gertii Landrum - Myrtaceae. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 52-60. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000300006.

O objetivo neste trabalho foi caracterizar morfologicamente os frutos, as sementes e o desenvolvimento da plântula de Blepharocalyx salicifolius e Myrceugenia gertii. Para descrever os frutos e sementes foram utilizadas 100 unidades e para a descrição do desenvolvimento da plântula foram colocadas para germinar 100 sementes em substrato papel toalha, à temperatura de 25 ºC e 50 sementes em substrato vermiculita. Os frutos de B. salicifolius e M. gertii são carnosos e indeiscentes do tipo bacóide. As sementes de B. salicifolius possuem forma de espiral, coloração castanha semitransparente, não possuem endosperma e o embrião é do tipo pimentóide. As sementes de M. gertii são ovaladas, de coloração castanha semitransparente, comprimidas lateralmente, o endosperma é mucilaginoso e o embrião é do tipo mircióide. A germinação de ambas é epígea fanerocotiledonar.

Palavras-chave : morfologia vegetal; Myrtaceae; sementes florestais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português