SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Physiological performance of cotton seeds treated with thiametoxamInoculation methods of Alternaria alternata and A. dauci in parsley seeds and their influence on the physiological quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

SANTOS, Flávia Carvalho et al. Tratamento químico, revestimento e armazenamento de sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 69-78. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000300008.

A agregação de valor às sementes de Brachiaria spp., utilizando métodos e tecnologias de beneficiamento de sementes como o recobrimento das sementes é uma exigência do mercado consumidor, cada vez mais competitivo. Apesar do incremento no uso de sementes recobertas verificado no mercado nos últimos anos, são poucas as informações disponíveis na literatura sobre o comportamento destas sementes durante o período de armazenamento. Neste contexto, objetivou-se, neste trabalho, avaliar o efeito de diferentes materiais de revestimento em associação com tratamento químico sobre desempenho das sementes durante o armazenamento. Foram utilizadas sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu, e estas foram revestidas em uma betoneira adaptada, utilizando quatorze tipos de revestimento e como testemunha foram utilizadas sementes sem revestimento; combinados com e sem tratamento químico e armazenadas em condição ambiente. As avaliações da qualidade fisiológica pelo teste de germinação e emergência de plântulas e sanitária foram realizadas durante 0, 3, 6, 9 e 12 meses de armazenamento. Conclui-se que sementes revestidas com Areia + PVA e Areia + CaSiO3 + PVA ou polímero, tratadas quimicamente, mantém sua qualidade fisiológica ao longo dos 12 meses de armazenamento; o tratamento químico com fungicida Carbendazim + Thiram e inseticida Fipronil nas sementes revestidas ou não, é eficiente no controle de fungos e promove melhor desempenho fisiológico ao longo do armazenamento; o revestimento com Betonita e/ou Calcário afeta negativamente a qualidade fisiológica das sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu no armazenamento por um período de 12 meses; o revestimento de sementes promove redução da velocidade de germinação e emergência de sementes de Brachiaria brizantha cv. Marandu.

Keywords : qualidade fisiológica; recobrimento de sementes; forrageira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese