SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Chemical treatment, seed coating and storage of Brachiaria brizantha cv. Marandu seedsPhysiological quality of wheat seeds in response to years and sowing dates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

PEDROSO, Daniele Cardoso et al. Métodos de inoculação de Alternaria alternata e A. dauci em sementes de salsa e sua influência na qualidade fisiológica. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 79-85. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000300009.

O objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito da associação de Alternaria alternata e A. dauci na qualidade fisiológica de sementes de salsa inoculadas sob dois métodos, suspensão de conídios e restrição hídrica. Para a inoculação por suspensão, foi preparada uma solução contendo 105 conídios de A. alternata, A. dauci e ambas as espécies (A. alternata + A. dauci), na qual as sementes permaneceram por 30 minutos. Para inoculação por restrição hídrica foi preparado meio BDA, acrescido com 33,10 g/L de manitol, no qual cresceram as colônias de A. alternata; A. dauci e A. alternata + A. dauci. As sementes permaneceram nas placas por 48 horas. Após os procedimentos de inoculação, a qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por testes realizados em condições controladas de laboratório e em casa de vegetação. As sementes de salsa tiveram a sua qualidade fisiológica prejudicada pela associação com A. alternata e A. dauci em condições de laboratório, especialmente com relação à germinação, primeira contagem de germinação, porcentagem de plântulas anormais, porcentagem de sementes mortas e ao teste de frio.

Keywords : Petroselinum crispum; Alternaria spp; suspensão de conídios; restrição hídrica; vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese