SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Osmotic priming methodologies in relation to the physiological performance of rangpur lime seeds (Citrus limonia Osbeck)Tetrazolium test for evaluating triticale seed viability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CORTE, Viviana Borges; BORGES, Eduardo Euclydes de Lima e; GONCALVES, José Francisco de Carvalho  and  SILVA, Mirian Sousa. Alterações no conteúdo de reservas em sementes de Melanoxylon brauna durante o processo de envelhecimento natural e acelerado. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 152-162. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000300017.

A deterioração de sementes é fato irreversível, podendo, no máximo, ser retardada com aplicação de técnicas que reduzam a velocidade das reações metabólicas envolvidas. Informações bioquímicas sobre sementes florestais tropicais relacionadas à sua armazenabilidade são escassas. O objetivo no presente trabalho foi pesquisar a influência da composição de lipídios e de açúcares solúveis, nos dois compartimentos, eixo embrionário e cotilédones, de sementes de brauna (Melanoxylon brauna - Leguminosae-Caesalpinoideae) armazenadas por 0, 3, 6, 9 e 12 meses a 20 ºC (envelhecimento natural) e durante 0, 24, 48 e 72 horas à 40 ºC (envelhecimento acelerado). Os teores dos ácidos graxos e dos monossacarídeos variam diferentemente durante ambos os tipos de armazenamento em cada um dos compartimentos. As alterações nos teores de oligossacarídeos são semelhantes em ambos os tipos de envelhecimento e apresentam decréscimo em ambos os compartimentos. Pode-se atribuir comportamento marcante no envelhecimento aos oligossacarídeos que mantém significativa queda e da glicose que aumenta em ambos os tipos de envelhecimento e compartimento analisado do embrião.

Keywords : floresta; armazenamento; carboidratos; lipídios; espécies nativas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English