SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4Health quality and germination of Jatropha curcas seedsCoating of primed carrot seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

BRANCALION, Pedro Henrique Santin; NOVEMBRE, Ana Dionísia Da Luz Coelho  and  RODRIGUES, Ricardo Ribeiro. Temperatura ótima de germinação de sementes de espécies arbóreas brasileiras. Rev. bras. sementes [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 15-21. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222010000400002.

O objetivo neste trabalho foi avaliar os aspectos ecológicos e aplicados da temperatura na germinação de sementes de espécies arbóreas brasileiras. Foram analisadas informações, obtidas por meio de dados secundários, sobre o efeito da temperatura na germinação de 272 espécies arbóreas nativas e estabelecidas as relações da temperatura ótima com o bioma de ocorrência e com o grupo sucessional da espécie. As temperaturas de 25 °C e 30 °C foram as mais favoráveis para a germinação, havendo relação entre a temperatura ótima e o bioma de ocorrência da espécie, mas não entre essa temperatura e o grupo sucessional. Com base nos resultados, é possível indicar que o teste de germinação com sementes de espécies arbóreas brasileiras seja conduzido mediante o uso de temperatura constante de 25 °C para as espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica e de 30 °C para as espécies do bioma Amazônia, salvo nos casos de espécies para as quais há requerimentos específicos de temperaturas alternadas para a superação da dormência das sementes.

Keywords : ecofisiologia; análise de sementes; sementes florestais; dormência; grupos sucessionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese