SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Qualidade fisiológica de sementes de Tabebuia avellanedae e Tabebuia impetiginosa submetidas à ultra-secagemSuperação de dormência em sementes de Centrosema plumieri Benth índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

ABREU, Luciana Aparecida de Souza; CARVALHO, Maria Laene Moreira de; PINTO, Crislaine Aparecida Gomes  e  KATAOKA, Verônica Yumi. Teste de condutividade elétrica na avaliação de sementes de girassol armazenadas sob diferentes temperaturas. Rev. bras. sementes [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 635-642. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222011000400005.

A deterioração é um dos grandes problemas do armazenamento de sementes, principalmente das oleaginosas. Estudos recentes têm evidenciado que a eficiência do teste de condutividade elétrica pode ser influenciada pela temperatura de armazenamento das sementes. Este fato sugere que a deterioração da semente, principalmente em baixas temperaturas de armazenamento, pode não estar relacionada diretamente com a perda da integridade das membranas celulares. Para investigar o efeito de diferentes temperaturas de armazenamento sobre os resultados do teste de condutividade elétrica em sementes de girassol (Helianthus annuus L.), sementes dos híbridos Helio 250 e Helio 251 foram embaladas em papel Kraft multifoliado e armazenadas nas temperaturas: 10 e 25 °C (constante) e 25 °C por seis meses e depois transferidas para 10 ºC até o final do período de armazenamento, sendo que a cada três meses, num total de doze meses, a qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, emergência de plântulas, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica. Também foi determinado o teor de água das sementes. O teste de condutividade elétrica não é eficiente na detecção do processo de deterioração em sementes de girassol armazenadas sob baixa temperatura.

Palavras-chave : Helianthus annuus L.; semente oleaginosa; temperatura de armazenamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português