SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Antioxidant activity and the viability of sunflower seeds after saline and water stressStorage of 'Swingle' citrumelo seeds in different maturation stages subjected to fungicide treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

PACHECO, Mauro Vasconcelos et al. Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Schinus terebinthifolius RADII. Rev. bras. sementes [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 762-767. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222011000400018.

Schinus terebinthifolius Raddi é uma espécie florestal nativa que pode ser utilizada na recomposição de áreas degradadas e na arborização urbana. Para avaliar a eficiência de métodos que possibilitem separar lotes de sementes de aroeira-vermelha em níveis de vigor, foram utilizados cinco lotes de sementes avaliados qualitativamente pela determinação do teor de água, germinação, primeira contagem da germinação, envelhecimento acelerado (procedimento tradicional e o método alternativo com o uso de solução saturada de NaCl), índice de velocidade de germinação, tempo médio de germinação, comprimento e massa seca de plântulas. Os testes de primeira contagem da germinação, envelhecimento acelerado a 41 °C por 72 h, tempo médio de germinação, comprimento de plântulas e matéria seca de plântulas permitem a separação dos lotes de sementes de S. terebinthifolius em níveis de vigor.

Keywords : espécie florestal; germinação; potencial fisiológico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English