SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Physical characterization and germination of Senna macranthera seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

LEITE, Ricardo Figueiredo Cavalheiro; SCHUCH, Luis Osmar Braga; AMARAL, Ademir dos Santos  and  TAVARES, Lizandro Ciciliano. Rendimento e qualidade de sementes de arroz irrigado em função da adubação com boro. Rev. bras. sementes [online]. 2011, vol.33, n.4, pp. 785-791. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222011000400021.

O boro é um nutriente essencial para as plantas. Suas funções estão envolvidas com o crescimento celular e o desenvolvimento da flor. Na fase reprodutiva, a deficiência do micronutriente reduz a macho-fertilidade em função do prejuízo à microesporogênese e ao crescimento posterior do tubo polínico. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de boro, sobre as características agronômicas e a qualidade fisiológica das sementes de arroz produzidas. A aplicação do boro, na forma de borato de sódio (Na2B4O7.10H2 O), na dosagem de 10 kg.ha-1, foi realizada em cinco épocas diferentes (na semeadura; no perfilhamento; na diferenciação do primórdio floral; no emborrachamento e na floração plena). Foram realizadas avaliações de rendimento, esterilidade e componentes de rendimento do arroz, bem como sobre a qualidade fisiológica das sementes. Constatou-se que a aplicação de borato de sódio na dosagem de 10 Kg.ha-1, nos diferentes estádios de crescimento, não provocou esterelidade, não influenciou o rendimento de grãos, os componentes do rendimento, nem a qualidade fisiológica das sementes de arroz irrigado, cultivar IRGA 422CL.

Keywords : Orysa sativa L.; micronutriente; qualidade fisiológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese