SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Changes in canola plant architecture and seed physiological quality in response to different sowing densitiesPartial characterization of genes from the embryonic axis of Melanoxylon brauna Schott. (Leguminosae-Caesalpinioideae) seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

MARRONI, Igor Villela; MOURA, Andrea Bittencourt  and  UENO, Bernardo. Tratamentos químicos e biológicos de sementes de mamona: efeitos na germinação, emergência e microrganismos associados. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 21-28. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100003.

Avaliou-se o efeito dos tratamentos químicos e biológicos sobre a emergência, vigor de plântulas de mamona, produção de matéria seca, além do controle de microrganismos associados às sementes das cultivares AL Guarany 2002 e Lyra. Os produtos testados foram carbendazim+thiram, carboxin+thiram e um à base de Trichoderma. A emergência total e de plântulas foram avaliadas aos 27 dias após a semeadura e a produção de matéria seca, com plantas retiradas 45 dias após a semeadura. A cv. AL Guarany 2002 apresentou maior incidência de microrganismos em relação à cv. Lyra. O tratamento químico foi 100% eficiente no controle de fungos e o tratamento biológico não reduziu a incidência de microrganismos nas sementes. O tratamento químico resultou em plantas com maior matéria seca e os melhores resultados foram para carbendazim + thiram e carboxin+ thiram, nas doses de 60 g + 140 g e 50 g + 50 g/100 kg de sementes, respectivamente. O carbendazim + thiram foi o único tratamento que se mostrou estatisticamente superior, quanto ao índice de emergência total, enquanto que o tratamento biológico aumentou os valores de emergência somente na cv. Lyra, evidenciando sua inferioridade. Destacou-se a importância dos fungicidas para o controle de patógenos associados às sementes.

Keywords : Ricinus communis; fungicidas; teste de papel filtro; Trichoderma.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English